Analgésicos para dor pós treino?

01:35

Créditos da imagem
Primeiramente, analgésicos são inibidores de vias de transmissão nervosa que atuam reduzindo a percepção de dor. Sabendo-se que o exercício físico promove uma agressão às fibras musculares e em resposta o corpo produz substancias que estimulam as terminações nervosas podemos entender de pronto que analgésicos não são viáveis para quem busca uma boa recuperação muscular e posterior hipertrofia.

A Cicloxigenase é uma enzima responsável pela formação de mediadores de um grupo chamado prostanóides. Dentro desse grupo encontramos as prostaglandinas. Os analgésicos atuam bloqueando as protaglandinas que são mediadoras dos processos inflamatórios.

Visto que hipertrofia depende do sucesso de uma cascata de sinalizações celulares e que cada etapa dessa via precisa estar 100% funcional para que tudo dê certo, percebe-se nitidamente mais uma vez que os analgésicos atrapalham e não são uma boa pedida em hipótese nenhuma pós treino, a não ser que você não busque uma boa recuperação muscular, o que particularmente nós praticantes sabemos que não é uma opção. Obviamente o analgésico não vai reduzir a 0 sua hipertrofia mas se quiser melhores resultados é melhor não utiliza-los.

Em outro viés sendo ele, treino de musculação para pessoas idosas, o uso de analgésicos pode ser viável, por que? Não que o mesmo vá produzir uma boa recuperação neste grupo, mas entende-se que ele pode ser benéfico pois minimizaria as dores do treino nos dias seguintes permitindo que os mesmos realizem suas atividades sem sentirem o desconforto da dor, o que aumentaria o desempenho nos treinos.

Tem alguma opinião a respeito? Dúvidas? Deixa ai nos comentários, vamos debater.
Fontes: [1] [2] [3] [4]

Postagens relacionadas

0 comentários

- Você não precisa ter um blog para comentar

- Todo comentário é bem vindo, mas por favor não comente coisas do tipo: "segue?, seguindo, segue de volta?" É chato.

- Responderei à todos o mais breve possível!

Acompanhe o blog

Todas as fotos e textos são produzidos por Adrilaine Cezimbra exceto quando sinalizados. Se encontrar uma foto de sua autoria que não esteja com os devidos créditos favor avisar. Todos os direitos reservados.