Sobre o excesso minimalístico

11:19

Eu sei, não faz sentido né. Excesso minimalístico? Duas palavras um pouco contraditórias para estarem lado a lado. Mas infelizmente, é isso que tem acontecido. Ando navegando pelas redes sociais e encontro cada dia mais pessoas aderindo em suas fotos o preto e branco. Básico. Até ai tudo bem, mas agora você vaga pela internet e encontra "menos é mais" em tudo, quando na realidade dos fatos essas pessoas que estão escrevendo isso neste exato momento estão gastando horrores mudando todo o guarda roupa, comprando novos móveis, novos calçados, novas louças em fim... Comprando, e comprando muito!

Que me desculpem os "minimalistas" de plantão mas isso não tem a ver com COR e ESTÉTICA, isso tem a ver com ESTILO DE VIDA. Sim, viver uma vida sem excessos, e pelo amor de Deus isso não significa tirar o excesso de coisas pra uma foto, mas sim o excesso de coisas da SUA VIDA! Reflete comigo, seu perfil do instagram está todo "clean" mas seu guarda roupas esta abarrotado de roupas "minimalistas", como isso poderia indicar uma vida sem excessos?

Não estou querendo dizer que todas as pessoas que tem esse feed minimalista de fato não o tenham, inclusive se você que está lendo isso e é aquela pessoa que leva uma vida sem excessos onde menos é mais não somente no que você posta, declaro que isso não é pra você ok? Isso é para aquelas pessoas que infelizmente ainda não se encontraram e continuam seguindo padrões da moda, porque sim é moda usar listas e preto e branco no momento. Infelizmente. Esse excesso de neutralidade tem me feito pensar quem são as pessoas que eu acompanho na vida e nas redes sociais?!

Os feeds das pessoas viraram vitrines. Semana passada mesmo eu fiz uma limpa nos perfis do instagram que eu acompanhava porque as pessoas deixaram de ser elas para ser algo que elas acham visualmente bonito, cadê a vida do meu feed? Onde estão as fotos com vida de verdade? Não que o instagram não seja espaço de fotos bonita porque na verdade é, mas onde está a foto das coisas que as pessoas amam? Desculpa as pessoas agora só amam fundos brancos objetos e suas roupas?

Posso estar errada mas na minha opinião, minimalismo na pratica não é seu feed do instagram "organizado". Espero de coração que se você está lendo isso e refletindo a respeito da sua vida tenha entendido que você precisa ser você e não uma tendência do momento. Gostar de um estilo mais clean não tem problema, desde que você não se perca. Um clássico exemplo é uma frase que li num post que o título era "como ter um feed minimalista", esse post tinha dentro dele uma frase que me chamou atenção dizia assim: "o difícil é você tirar uma foto com os amigos e não postar". Minha vontade era perguntar "miga o que te impede?" mas me calei, calei até aqui. O que impede essa menina é o padrão que ela impôs no seu feed e a triste realidade de sofrer em busca de um padrão estético midiático. Desde quando sofrer pra ser/transparecer algo é bom?

Gente, vida sem excessos é uma vida feliz, uma vida onde você não precisa de coisas, nem de fotos bonitas com fundo branco e focos pretos, vida minimalista é ser feliz por ser com menos. Parem. Entendam. Vivam. E por fim sejam. Simples assim, sem sofrimentos.

Postagens relacionadas

6 comentários

  1. Oie! Eu não sou do tipo consumista e mal compro roupas e separei esses dias algumas coisas sobre minimalismo pra eu ler, no sentido de ter menos itens na vida, pra ter só aquilo que a gente realmente usa e gosta. Então eu meio que já sou assim, mas queria mudar algumas coisas no guarda-roupa, pra ter mais peças que combinem entre si e assim diminuir o volume de itens no total.
    Então eu meio que vou consumir algumas peças novas, pra depois ter um guarda-roupa mais enxuto e útil hahhahahahahahaha
    Quanto às redes sociais, sempre rola de ter pessoas que postam o que os outros vão achar mais legal, do que elas realmente gostariam de postar. Mas no final das contas, quem não fica plenamente feliz são elas...
    Seu blog é lindo!
    Beijos,
    Tati ✦ Quero Ir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, Tati é exatamente sobre isso. É compreensivo que se compre algumas peças novas para reduzir. Mas não 50 peças diferentes do mesmo tom para transparecer minimalismo, quando na realidade dos fatos não tem nada de minimo. Espero que você se encontre como eu também busquei e busco isso com a prática.
      E referente à essas pessoas, sinto tanto quanto elas mesmas pela tentativa frustada de não ser, apenas parecer. Obrigada pelo elogio haha <3
      Beijão e volte sempre.

      Excluir
  2. Nossa, falou tudo! O minimalismo serve para as pessoas levarem uma vida mais simples/sustentável etc, mas as pessoas sempre acham uma maneira de "vender" um movimento como se fosse moda e as pessoas acabam comprando sem saber sobre o que ele realmente trata. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Adri! Concordo muito com vc, hoje em dia as pessoas aderem a esse tipo de coisa só porque esta na modinha e cada vez menos vc vê autenticidade nas coisas! Eu não sou simples, muito pelo contrário, sou uma perua! Mas hoje em dia isso já esta começando a ser encarado como errado. Eu até queria ser minimalista, simples, básica, mas aí fugiria muito do que eu sou e eu não acho isso nem um pouco bacana! Ótimo post! Bjoo

    www.taviajandomenina.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Adri. Cheguei a comentar com minha irmã essa semana, que tenho ficado agoniada com esse excesso de moda minimalista. E o que mais se vê, é seguir moda, seguir tendência e fugir totalmente do que a ideia de uma vida minimalista, e sem excessos prega de fato. Acho que quando a coisa perde a naturalidade, perde por consequência todo sentido. Post pra lá de pertinente! Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Adri, primeiro de tudo quero dizer que amei seu blog. Eu me considero minimalista sim, sou uma pessoa que não sou muito consumista e acho mesmo que ter menos coisas me fez mais feliz, e me ajudou a me organizar na minha vida pessoal. Eu nunca gostei de roupas estampadas mas nunca pensei em escolher paleta de cores. Acho que minimalismo é tirar da tua vida o que te faz mal, saber desapegar e não viver pela estética. Amei seu texto ^^

    ResponderExcluir

- Você não precisa ter um blog para comentar

- Todo comentário é bem vindo, mas por favor não comente coisas do tipo: "segue?, seguindo, segue de volta?" É chato.

- Responderei à todos o mais breve possível!

Acompanhe o blog

Todas as fotos e textos são produzidos por Adrilaine Cezimbra exceto quando sinalizados. Se encontrar uma foto de sua autoria que não esteja com os devidos créditos favor avisar. Todos os direitos reservados.