A hipertrofia acontece no sono e não no treino

13:32

É isso mesmo que você leu no título, mas deixa eu te explicar. É aceitável que você ai que treina pesado, faz dieta direitinho e se dedica em busca de bundão, pernão e afins acredite que quanto mais treinar esses músculos, mais eles irão crescer, mas deixa eu te contar uma coisinha: não é assim que funciona. 

O treino é um processo catabólico, ou seja você está estressando suas fibras e consumindo energia e não propriamente ganhando músculos. Sabendo que o crescimento muscular se da pelo estressamento das fibras que acontecem devido ao treino com pesos, também precisamos saber que esse crescimento se da pelo processo de recuperação do treino. E isso leva um tempo pra acontecer, então se você continuar treinando dentro do período em que os músculos estão se recuperando você esta prejudicando o seu ganho muscular, consequentemente perdendo massa magra e não desenvolvendo-a. 

Ok, aprendendo que o crescimento se da no descanso das fibras surge a pergunta: Quanto tempo as fibras levam pra se recuperarem? 

Basicamente em torno de 48 e 72h porém precisamos levar em consideração o principio biológico da individualidade de cada corpo, a intensidade do treino, a frequência de treino, o tempo, o que você come e o quanto você dorme. 

Com certeza o seu treino e a sua alimentação são fatores cruciais para os seus resultados, afinal não adianta nada você só descansar e não treinar ou comer o suficiente para que seus músculos se desenvolvam. Levando em consideração que você treina e come de forma correta, não há nada como uma boa noite de sono para você ter os resultados que tanto almeja. Afinal é no sono profundo que seu organismo libera os hormônios responsáveis pelo crescimento muscular como gh e testosterona.

DICA PARA UM BOM SONO 
Ciclo de sono: Se você acorda com sono e cansado, é provável que você esteja acordando no meio de um ciclo de sono. Ciclos de sono duram em torno de 90 minutos e o ideal é que você complete em torno de 4 à 6 ciclos por noite. Para saber é só calcular por esse site aqui, o Sleepyti.me. Na primeira parte, você deve colocar a hora que precisa acordar, e então ele fala os horários que você deve dormir.
E na segunda, ele te mostra em quais horários você pode acordar indo dormir naquele momento.

Claro eu poderia deixar aqui inúmeras dicas como dar preferencia a alimentos leves antes de dormir, não deixar TV, celular ou notebook ligados ou carregando perto da cama, entre tantas outras mas isso tenho certeza que vocês já sabem ou já leram em algum lugar por ai.
Espero que tenham gostado do post, e que passem a ter uma boa noite de sono para construir um corpo saudável e como consequência alcançar seus objetivos :*
*Imagem retirada do google imagens

Postagens relacionadas

7 comentários

  1. Que demais esse post!
    Informações bem bacanas para as fitness de plantão, ai como eu queria ser.
    sempre acabo adiando, mas um dia todo vergonha na cara!

    Beijoo

    www.luannaravanelli.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tirou muitas dúvidas da minha cachola! 😉
    menudemulher.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia... Vou começar a controlar meu sono. Ótima dica, muita gente assim como eu não deve nem sonhar com isso rsrs.. Beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza , as pessoas não costumam se importar muito com o contexto corporal inteiro, mas vivendo e aprendendo, espero ajudar bastante gente <3
      Volte sempre linda.

      Excluir
  4. Eu adorei este post, eu estou morrendo de saudades da minha rotina fitness, ultimamente eu só tenho descansado ahsuahsdu talvez nas férias eu posso voltar a fazer algum exercício
    Quero ver mais posts sobre aqui no blog <3

    http://www.pinkisnotrose.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O amore tem varios ai na tag fitness e saúde, haha tem bastante coisinha legal e com certeza vem MUITO mais... Vou ficar torcendo pela tua volta ein, vamos liberar essa endorfina ai <3
      Beijão e volte sempre.

      Excluir
  5. É isso aí, o descanso é super importante, já tinha lido algumas coisas sobre isso. Adorei sua matéria!

    ResponderExcluir

- Você não precisa ter um blog para comentar

- Todo comentário é bem vindo, mas por favor não comente coisas do tipo: "segue?, seguindo, segue de volta?" É chato.

- Responderei à todos o mais breve possível!

Acompanhe o blog

Todas as fotos e textos são produzidos por Adrilaine Cezimbra exceto quando sinalizados. Se encontrar uma foto de sua autoria que não esteja com os devidos créditos favor avisar. Todos os direitos reservados.