Faculdade não precisa ser uma decisão pra vida toda

17:43


Há 3 anos atras terminei o ensino médio e me deparei com aquela perguntinha básica: O que eu vou fazer da minha vida agora? Por algum motivo alguém me fez acreditar que eu deveria descobrir o que queria pra minha vida e ingressar na faculdade. Só que existe um porém ai no meio de tudo isso entre descobrir e de fato ir pra faculdade. Com 17 anos será que eu sabia mesmo o que queria pra minha vida? Lembro-me de ser totalmente diferente do que sou hoje, e isso me fez refletir muito sobre o assunto, afinal, se eu tivesse realmente descobrido o que queria hoje eu não teria trancado o curso de psicologia no 3° semestre e ficado em dúvida sobre isso durante 1 ano. 

Neste período em que parei a faculdade pensei muito, pesquisei muito, encontrei uma opção mas ainda assim não descobri se é realmente o que quero. A diferença é que antes eu não queria começar a faculdade e trancar porque acreditava que o que eu decidisse deveria decidir com certeza visto que seria minha profissão pelo resto da vida, eu estava enganada. Eu tanto posso que fiz isso, comecei tranquei e vou começar de novo. 

Porque a vida é assim, agente começa um relacionamento sem certeza de que é o amor pra toda vida, e se não da certo a gente termina, e vai la e começa de novo. A faculdade não tem motivos pra ser diferente, claro que eu sei que isso exige um investimento financeiro, mas veja bem você INVESTE  e não perde, porque conhecimento nenhum é perca de dinheiro. 

Depois de tudo isso, a minha resposta vem acompanhada de um conselho. A faculdade não é uma decisão pra toda vida e você não precisa tomar ela como prioridade assim que sair do ensino médio, pense bem antes, pare um tempo se necessário, mas caso você vá e descubra que não é o que quer, não tenha medo, pare, pense de novo e comece outra coisa. Porque é melhor arriscar e não dar certo do que ficar pensando em como seria se você tivesse tentado. 

Postagens relacionadas

5 comentários

  1. Termino o ensino médio esse ano, e estou nesse mesmo dilema, sem saber que rumo tomar pra minha vida. Com medo do que vem pela frente, da faculdade, lugar novos e pessoas novas :/
    http://lecry.blogspot.com/2015/02/video-book-haul-especial-farol-literario.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geovanna saiba que você não precisa ter medo, e que você só precisa saber se é o que quer, mas se não souber não tem problema, você pode escolher entre parar um tempo ou ir e arriscar vai da sua cabeça e do seu coração.
      Qualquer coisa de um grito, beijão e volte sempre ♥

      Excluir
  2. E se eu contar que, mesmo depois de pós graduada, ainda estou com essa dúvida?
    É uma coisa complicada de se pensar, e ainda tenho vontade de fazer outra faculdade.
    Sou formada em Psicologia e a pós eu fiz em Psicologia Jurídica. São realmente minhas paixões! Adorei todas as aulas e definitivamente não me arrependo!
    Mas o choque de realidade do mercado de trabalho te faz ver as coisas de uma maneira um pouco diferente... Pense o que é estar há quase 4 meses mandando currículo pra tudo quanto é lugar, sabendo que a média salarial dessas vagas é mais baixa que mensalidade que eu paguei pra estudar...
    Mas por isso mesmo que a gente sempre tem que estar aberta pra outras coisas e outras possibilidades (:
    Beijos!
    https://pseudoaleatoriedade.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Verdade Adri, mudar sempre é possível.
    Comecei minha faculdade com 17 anos, e na época escolhi só pra fazer algo mesmo.
    Logo arrumei emprego na área e hoje sou formada e com negócio próprio, mas muitas vezes ainda me pego pensando se é realmente isso que eu quero.
    Se foi preciso a gente muda, não é mesmo?
    Adorei seu post.

    Blog Flores na Cabeça
    Paixão por Sorteios

    ResponderExcluir
  4. Você tem toda a razão!!!
    Terminei o curso de Pedagogia e sinceramente estou amando, mas vez ou outra me pego pensando em de repente fazer uma outra graduação.... Penso que as pessoas devem ser livres para estarem onde as fazem bem!!!
    visite meu blog: Minha Negra Cor

    ResponderExcluir

- Você não precisa ter um blog para comentar

- Todo comentário é bem vindo, mas por favor não comente coisas do tipo: "segue?, seguindo, segue de volta?" É chato.

- Responderei à todos o mais breve possível!

Acompanhe o blog

Todas as fotos e textos são produzidos por Adrilaine Cezimbra exceto quando sinalizados. Se encontrar uma foto de sua autoria que não esteja com os devidos créditos favor avisar. Todos os direitos reservados.